quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tutorial CodeBlocks

Porque de criar o blog?


Pois o material que existe na internet sobre o codeblocks em português é escasso,e não encontrei buscando no google um material que prestasse então tive a idéia de criar esses tutoriais.



Lembrando que o material é totalmente voltado para a matéria algoritmos/lab de programação do curso de ciências exatas.



ps:não existe codeblocks em português!!!



O que você vai encontrar aqui?



Apresentação do blog e tutorial do codeblocks com explicação detalhada de cada função,biblioteca,comandos e parâmetros.



Que programa e linguagem irei usar?



Como sou aluno de ciências exatas e uso o codeblocks,todos os códigos estarão em linguagem C com o codeblocks,não vou usar pseudolinguagem pelo fato da IDE te mostrar os erros e você poder ver na prática o programa funcionando.



Qual o objetivo do blog?



Mostrar todos os recursos do codeblocks desde edição,compilação até depuração e resolução de todos os exercicios em sala de aula e exemplos e especificações da linguagem C.




Bem,vou ser breve.O blog foi criado para postar as soluções dos exercícios de algoritmos para os meus camaradas que trabalham ou praticamente não tem tempo pra estudar essa matéria.Vou usar aqui o codeblocks e postar a respostas dos exercícios propostos em sala de aula.Como sou eu que desenvolvi os algoritmos talvez tenham maneiras mais fáceis ou melhores técnicas para desenvolver os mesmos,mas vou resolve-los de uma forma simples e sem andar com a matéria, ou seja,com o conhecimento que todos aprenderam até agora.Como estou postando apenas hoje e com a matéria um pouco mais adiantada vou postar os exercícios passados aos poucos pois eles são extremamente essenciais para se entender o rumo das coisas.

Se você não sabe nada de algoritmos, eu vou postar um resumo de todos os comandos já vistos e todos eles com exemplos.
O que eu preciso para aprender a programar?


Primeiro você precisa de um computador com o codeblocks instalado. Se você não o tem pode baixá-lo aqui,o arquivo correto está na sessão Windows XP/7 e tem 70 MB,não baixe o que tem 10MB pois é uma versão não completa e não possui compilador,portanto você não poderá compilar seus programas para testá-los.

Segundo,você precisa de paciência e um pouco de tempo para praticar e praticar,para pegar uma boa pratica é preciso ler com atenção a teoria e resolver todos os exercícios propostos pois só assim você conhecerá suas limitações e perceberá onde estão as dificuldades.
ps:o professor não pode te cobrar nada além do que está no material então apenas conseguindo resolver todos os exercicios propostos você irá garantir uma boa nota.



Primeiros passos



Você deve conhecer a IDE(Ambiente de desenvolvimento),no caso o codeblocks,conhecer a linguagem(no caso o C),e saber identificar os erros,postarei uma lista com os possíveis erros e suas soluções.




Conhecendo o codeblocks


Ao abrir o codeblocks você irá se deparar com essa imagem,essa é a IDE codeblocks.



Vá em File/new/project















Agora você vai escolher a opção console application(porque?),porque você não vai usar janelas,caixas de texto,botoes e etc..apenas um console.



Logo em seguida você vai escolher C














Agora a algumas configurações manuais.



















  • Project title : é o nome do seu projeto(o que você desejar)
    Folder to create project in : é a pasta que você vai criar o projeto no meu caso criei a minha em c:\codeblocks,eu aconselho a vocês criarem uma pasta para ficar tudo bem organizado.


  • Project file name : por padrão o codeblocks preencheu o nome do projeto como "seu título".cbp,a terminação .cbp significa(codeblocks project) e é uma extensão que só o codeblocks conhece.É o arquivo principal onde ficará armazenado tudo sobre o projeto.


  • Resulting filename :Irá te fornecer o resultado de onde seu arquivo ficará armazenado,no exemplo está dentro do c: na pasta codeblocks e ele mesmo criou a pasta do projeto onde ficará todos os arquivos relacionados ao projeto(programa).


Agora é o seguinte,são informações para debugar e compilar o programa e eu aconselho que você deixe tudo como está e prossiga.





















Agora preste muita mas muita atenção pois entendendo o básico você terá a base para entender qualquer programa.


Quando você abre o seu primeiro projeto e dá de cara com esse monte de coisas escritas na tela,fala a verdade,você nao pensa.Que porra é essa?
Então cada uma dessas "COISAS" tem um significado especial para o compilador.
Repare primeiro que cada uma dessa coisas tem uma cor diferente,então já podemos deduzir que
são coisas diferentes.
Você pode editar e mudar essas cores no menu superior settings>editor>syntax highlithing
por exemplo:
A cor azul está se referindo a STRING,que é uma cadeia de caracteres(texto),a vermelha para parametros,então configure o codeblocks da maneira que você quizer pois isso pode te ajudar a achar muitos erros.
Exemplo:
Na tela abaixo remova a aspa final do hello world! e você irá notar que a cor vermelha do ); irá se tornar azul ); isso porque você não fechou uma aspa,então o codeblocks considerou que era tudo texto até que se feche a aspa.
Beleza,chega de papo furado e vamos explicar essas coisas!
Quando você abre seu projeto dá de cara com isso,então vou explicar cada um desses termos.




















#include "stdio.h"



stdio.h é um cabeçalho da biblioteca padrão do C. Seu nome vem da expressão inglesa standard input-output header, que significa "cabeçalho padrão de entrada/saída".





Possui definições de subrotinas relativas às operações de entrada/saída, como leitura de dados digitados no teclado e exibição de informações na tela do programa de computador. Também possui numerosas definições de constantes, variáveis e tipos. É um dos cabeçalhos mais populares da linguagem de programação C, intensivamente utilizado tanto por programadores iniciantes como por experientes.



fonte:wikipedia




Resumo "quer ler alguma variável ou quer que algo apareça na tela?isto tem que estar no seu programa"




#include "Stdlib.h"




Stdlib.h é um arquivo cabeçalho da biblioteca de propósito geral padrão da liguagem de programação C. Ela possui funções envolvendo alocação de memória, controle de processos, conversões e outras.




Resumo:você leu mas não entendeu porra nenhuma,quando usarmos essa biblioteca eu explico mais sobre ela!"




se você remover ela não fará falta nenhuma no momento!



int main()
{
}
main é a função principal do programa,tudo que está entre chaves.Em seguida podemos declarar ou não entre os parenteses variaveis globais que serão usadas em todo o programa.



Int na frente de uma função no caso da nossa a função principal main() significa que o programa terá que retornar um valor inteiro, no nosso caso ele retorna para o int o numero 0 com o comando

return 0,quando int recebe zero o programa sabe que é pra terminar a execução.




Função printf (que vem de "print formatted"),é a função que vai imprimir,no nosso caso na tela alguma mensagem,uma cadeia de caracteres que não tem importância para o programa e sim para o usuário.

Experimente deletar a biblioteca stdio.h,vai dar par na hora pois a função de entrada/saida está relacionada a esta biblioteca.



Bem assim terminamos a apresentação desse cara chamado codeblocks,quem não entendeu deixa um recado ai pra mim,se alguém ver algum erro de português finja que não viu nada,e se outra pessoa resolver copiar isso ae pelo menos avisa que isso ae deu um trabalho do cacete.

4 comentários:

  1. Bom dia Diego.

    Ótima iniciativa. Code::Blocks é um ótimo programa. Uma boa explicação e ainda em pt-br é muito melhor.

    Atualmente utilizo o C::B com o SDCC como compilador para microcontroladores e como estou no início dessa intergração, ainda estou apanhando um pouco já que antes eu utilizava o CCS de maneira irregular.

    Pretendo mais adiante ser íntimo o bastante para tanto cooperar com a comunidade Open Source quanto a usuários em dificuldade e assim também me ajudando, fazendo um tuto no CDH e, claro, vou citar o seu blog que "deu um trabalho do cacete".

    ResponderExcluir
  2. Olha eu não entendia nada sobre code::blocks, e através da sua explicação tudo mudou,agora deu uma clariada muito boa,valeu mesmo pela dedicação e boa vontade!!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. não é necessário declarar bibliotecas em code blocks....
    se tem alguma opção que desativa esse fato...
    eu quero ser obrigado a ser declarado esta biblioteca.

    ResponderExcluir