quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como fazer um algoritmo??


Como fazer um algoritmo?


Se você da de cara com um problema do tipo,escreva um algoritmo que leia 3 números e imprima a média e não tem nem idéia de como começar.Vixi é porque o bicho tá pegando pro seu lado.


Um dos motivos é pelo fato de você não estar acostumado, pois se eu te pedisse a soma de (1 + 2 + 3)/3 você saberia fazer.Outro motivo é porque você não está estudando ou esta estudando de uma forma incorreta.Não praticar é um erro terrível na programação pois só praticando você aprende onde você está errando.


Se você não sabe nada de algoritmos, nada mesmo,pegue o texto tutorial do codblocks e printf e scanf tudo aqui no blog mesmo pra você ter pelo menos uma idéia de onde começar.


Para aprendermos a criar algoritmos não basta estudar ou copiar algoritmos, para se aprender como manipular situações e codificá-las em forma de algoritmo precisamos de escrever e criar algoritmos, pegar exercícios, e praticar.



Beleza,você acha que é um bicho de sete cabeças pelo fato de estar em inglês,ter variáveis,um monte de chavinhas e pelo fato de não servir pra porra nenhuma na sua vida.


Bem isso em partes pode ser verdade,mas testa também a sua capacidade de enfrentar situações novas com desafios e uma coisa que as empresas presam muito que é sua capacidade de aprendizado,que pode ser mais lento ou mais rápido.


Chega de papo furado pois o que interessa aqui é fazer um algoritmo.


Imagine você numa padaria sentado e você dá de cara com 2 garrafas e um pote.Uma das garrafas está escrito café e na outra leite,no pote está escrito açúcar.


Repare que tudo está dentro de algo ou melhor está armazenado em algo.Pois é isso são variáveis,coisas que armazenam outras coisas.Para poder tomar seu café então você Precisa de outra coisa tipo uma xícara ou um copo que inicialmente está vazio.Então você coloca café,um pouco de leite e uma quantidade média de açúcar e pronto,sua xícara não está mais vazia,sua variável que antes estava vazia agora esta cheia de café com leite.Ai você toma tudo e der repente te dá uma sede danada,você lava o copo e enche ele de água.O copo que antes tinha café com leite agora tem água,esse é o motivo da variável ter esse nome,pois o seu conteúdo pode variar.


Quando você lê um programa você tem que pensar em como ele vai funcionar e a primeira coisa que você deve pensar são quantas variáveis você vai usar.


Faça um programa que leia 3 números e imprima a média deles.


Bem pensando da mesma forma,se o programa vai ler 3 números então eu preciso de 3 variáveis,e para a media eu preciso de uma quarta variável que é onde será armazenado o resultado final.


Da mesma forma que na padaria cafe,leite,açucar e sua xicara onde ficara armazenado o conjunto dos 3


Ficaria assim


Int a,b,c; // três números


Media = (a+b+c)/3;


Esse tem que ser seu pensamento inicial,é daí que partimos o resto fica por sua imaginação e leitura dos textos anteriores sobre a linguagem C.

Um comentário:

  1. cara..eu to com um projeto que pede a linguagem c,na uerj ;// será que consigo aprender em pouco tempo/

    ResponderExcluir